A logística urbana de serviços inclui operações como:
IUE
O “i4efficiency – identificador inteligente de integração e eficiência logística” trata-se de um projeto que, através de processos altamente inovadores, pretende potenciar redução anual de emissões de CO2 e redução de energia consumida, menor ocupação do espaço público, aumento de taxas de sucesso nas operações, maior flexibilidade e comodidade para as populações na forma como serão servidos e aumento das taxas de reciclagem de resíduos.
O objetivo do projeto é desenvolver e criar um Identificador Único de Endereço (IUE), ou seja, um código que identifique inequivocamente um endereço físico e ao qual serão atribuídas várias categorias e descritores que, por sua vez, permitam o desenvolvimento de atividades de incremento de eficácia e eficiência da atividade logística, nomeadamente nas atividades de distribuição postal, assistência técnica e manutenção de utilities (contador de água, luz e gás) bem como na gestão de resíduos urbanos, sendo expectáveis resultados promotores de redução dos meios utilizados.
IUE
O “i4efficiency – identificador inteligente de integração e eficiência logística” trata-se de um projeto que, através de processos altamente inovadores, pretende potenciar redução anual de emissões de CO2 e redução de energia consumida, menor ocupação do espaço público, aumento de taxas de sucesso nas operações, maior flexibilidade e comodidade para as populações na forma como serão servidos e aumento das taxas de reciclagem de resíduos.
O objetivo do projeto é desenvolver e criar um Identificador Único de Endereço (IUE), ou seja, um código que identifique inequivocamente um endereço físico e ao qual serão atribuídas várias categorias e descritores que, por sua vez, permitam o desenvolvimento de atividades de incremento de eficácia e eficiência da atividade logística, nomeadamente nas atividades de distribuição postal, assistência técnica e manutenção de utilities (contador de água, luz e gás) bem como na gestão de resíduos urbanos, sendo expectáveis resultados promotores de redução dos meios utilizados.
O projeto assenta assim em 3 elementos nucleares integrados:
O desenvolvimento do IUE que irá promover o incremento de eficácia e eficiência da atividade logística;
Uma solução digital que permite orquestrar e gerir todos de uma forma otimizada os processos de logística urbana. Esta solução será baseada no trabalho da equipa em projetos de smart city logistics em países como Holanda e Noruega;
Implementação de uma combinação de iniciativas complementares ao nível dos laboratórios vivos que vão exponenciar os impactos da plataforma e do IUE.
Âmbito:
Implementação de uma combinação de iniciativas complementares ao nível dos laboratórios vivos que vão exponenciar os impactos da plataforma e do IUE, nomeadamente: um piloto de hub citadino de consolidação logística que irá promover soluções inteligentes que limitam o número de veículos de entregas necessários na cidade, centralizando as entregas de múltiplos operadores, antes de estas entrarem na zona urbana que serve; utilização de tecnologia RFID tanto em sacos de bio resíduos como de indiferenciados; contentores de redução/compactação de biomassa e sacos biodegradáveis a serem distribuídos aos domicílios selecionados para o efeito; frota eletrificada para os processos de distribuição última milha; cacifos e fechaduras inteligentes a instalar em edifícios residenciais; a utilização destes cacifos inteligentes permitirá resolver o problema das tentativas falhadas de entrega nas residências, que torna o processo logístico menos eficiente.
Descrição
A abordagem proposta permite, essencialmente, a constituição de modelos de inovação associadas às várias vertentes abordadas no Programa Ambiente do MFEEE 2014-2021 (Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu), nos Planos Estratégicos da Câmara Municipal de Sintra, nomeadamente o Plano Diretor Municipal e Estratégias de Reabilitação Urbana, ou mesmo de políticas públicas Nacionais (Cidades Sustentáveis 2020) e internacionais tais como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas, nos contextos da racionalização dos meios no metabolismo urbano e nos processos logísticos.
O projeto trabalha em proximidade com outros projetos em curso, especificamente com o SMAS que se encontra presentemente envolvido num projeto em articulação com mais três Municípios (Oeiras, Mafra e Cascais).
Os resultados alcançados neste segmento dos pilotos terão assim forte aderência e continuidade nos projetos e estratégias referidas.
O desenvolvimento do IUE, enquanto elemento central de base tecnológica e de sustentação a base de geodados, permite a replicabilidade e escalabilidade dos pilotos, mesmo em territórios com diferentes características. Com efeito, a prova de aplicabilidade e adaptação da tecnologia a diferentes territórios já é evidente nos dois pilotos propostos tendo em conta a diferença demográfica evidente, bem como de ocupação física, entre as Freguesias de Sintra e as Freguesias de Massamá e Monte-Abraão.
Descrição
A abordagem proposta permite, essencialmente, a constituição de modelos de inovação associadas às várias vertentes abordadas no Programa Ambiente do MFEEE 2014-2021 (Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu), nos Planos Estratégicos da Câmara Municipal de Sintra, nomeadamente o Plano Diretor Municipal e Estratégias de Reabilitação Urbana, ou mesmo de políticas públicas Nacionais (Cidades Sustentáveis 2020) e internacionais tais como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas, nos contextos da racionalização dos meios no metabolismo urbano e nos processos logísticos.
O projeto trabalha em proximidade com outros projetos em curso, especificamente com o SMAS que se encontra presentemente envolvido num projeto em articulação com mais três Municípios (Oeiras, Mafra e Cascais).
Os resultados alcançados neste segmento dos pilotos terão assim forte aderência e continuidade nos projetos e estratégias referidas.
O desenvolvimento do IUE, enquanto elemento central de base tecnológica e de sustentação a base de geodados, permite a replicabilidade e escalabilidade dos pilotos, mesmo em territórios com diferentes características. Com efeito, a prova de aplicabilidade e adaptação da tecnologia a diferentes territórios já é evidente nos dois pilotos propostos tendo em conta a diferença demográfica evidente, bem como de ocupação física, entre as Freguesias de Sintra e as Freguesias de Massamá e Monte-Abraão.