Qual a vantagem da plataforma?

A logística urbana de serviços inclui operações como:

IUE

O “i4efficiency – identificador inteligente de integração e eficiência logística” trata-se de um projeto que, através de processos altamente inovadores, pretende potenciar redução anual de emissões de CO2 e redução de energia consumida, menor ocupação do espaço público, aumento de taxas de sucesso nas operações, maior flexibilidade e comodidade para as populações na forma como serão servidos e aumento das taxas de reciclagem de resíduos.

O objetivo do projeto é desenvolver e criar um Identificador Único de Endereço (IUE), ou seja, um código que identifique inequivocamente um endereço físico e ao qual serão atribuídas várias categorias e descritores que, por sua vez, permitam o desenvolvimento de atividades de incremento de eficácia e eficiência da atividade logística, nomeadamente nas atividades de distribuição postal, assistência técnica e manutenção de utilities (contador de água, luz e gás) bem como na gestão de resíduos urbanos, sendo expectáveis resultados promotores de redução dos meios utilizados.

IUE

O “i4efficiency – identificador inteligente de integração e eficiência logística” trata-se de um projeto que, através de processos altamente inovadores, pretende potenciar redução anual de emissões de CO2 e redução de energia consumida, menor ocupação do espaço público, aumento de taxas de sucesso nas operações, maior flexibilidade e comodidade para as populações na forma como serão servidos e aumento das taxas de reciclagem de resíduos.

O objetivo do projeto é desenvolver e criar um Identificador Único de Endereço (IUE), ou seja, um código que identifique inequivocamente um endereço físico e ao qual serão atribuídas várias categorias e descritores que, por sua vez, permitam o desenvolvimento de atividades de incremento de eficácia e eficiência da atividade logística, nomeadamente nas atividades de distribuição postal, assistência técnica e manutenção de utilities (contador de água, luz e gás) bem como na gestão de resíduos urbanos, sendo expectáveis resultados promotores de redução dos meios utilizados.

i4Efficiency

O projeto assenta assim em 3 elementos nucleares integrados:

i4-tel

O desenvolvimento do IUE que irá promover o incremento de eficácia e eficiência da atividade logística;

Uma solução digital que permite orquestrar e gerir todos de uma forma otimizada os processos de logística urbana. Esta solução será baseada no trabalho da equipa em projetos de smart city logistics em países como Holanda e Noruega;

Implementação de uma combinação de iniciativas complementares ao nível dos laboratórios vivos que vão exponenciar os impactos da plataforma e do IUE.

A abordagem proposta permite, essencialmente, a constituição de modelos de inovação de processos tendo por base o desenvolvimento do IUE e cujas vantagens estão associadas às várias vertentes abordadas no programa MFEEE 2014-2021 do Programa Ambiente, bem como aos Planos Estratégicos da Câmara Municipal de Sintra, nomeadamente o Plano Diretor Municipal e Estratégias de Reabilitação Urbana, ou mesmo de políticas públicas Nacionais (Cidades Sustentáveis 2020), até aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas, nomeadamente nos contextos da racionalização dos meios no metabolismo urbano e nos processos logísticos.

i4Efficiency

Âmbito:

Implementação de uma combinação de iniciativas complementares ao nível dos laboratórios vivos que vão exponenciar os impactos da plataforma e do IUE, nomeadamente: um piloto de hub citadino de consolidação logística que irá promover soluções inteligentes que limitam o número de veículos de entregas necessários na cidade, centralizando as entregas de múltiplos operadores, antes de estas entrarem na zona urbana que serve; utilização de tecnologia RFID tanto em sacos de bio resíduos como de indiferenciados; contentores de redução/compactação de biomassa e sacos biodegradáveis a serem distribuídos aos domicílios selecionados para o efeito; frota eletrificada para os processos de distribuição última milha; cacifos e fechaduras inteligentes a instalar em edifícios residenciais; a utilização destes cacifos inteligentes permitirá resolver o problema das tentativas falhadas de entrega nas residências, que torna o processo logístico menos eficiente.

Para o desenvolvimento dos pilotos sugerem-se dois pilotos. Estas duas áreas geográficas oferecem diferentes enquadramentos funcionais no que respeita à sua especialização urbana, além de evidentes diferenças na população e densidade populacional.
Na UFS privilegia-se o enquadramento funcional com uma especialização turística, que remete para uma diferenciação de serviços (Mercado, Comércio, e Serviços de Hotelaria) e se traduzam em volume de serviços logísticos e de recolha de resíduos urbanos de relevância qualitativa.
Na UFMMA procura-se o território com especialização habitacional, cujo número e densidade populacional se traduzam em volume de serviços logísticos e de recolha de resíduos urbanos de relevância quantitativa.

Objetivos

O objetivo do projeto é desenvolver um sistema inovador de logística urbana inteligente que permita melhorar a eficácia e eficiência da atividade logística, nomeadamente nas atividades de distribuição postal, assistência técnica e manutenção de utilities utilities (contador de água, luz e gás) , bem como a gestão de resíduos urbanos.

O projeto assenta em 3 elementos nucleares integrados:

1. Uma solução digital que permite orquestrar e gerir todas os processos de logística urbana, incluindo rotas de serviço variadas (recolha resíduos, mercadorias) de uma forma otimizada. Esta solução será baseada, nomeadamente, no trabalho da equipa em projetos de smart city logistics em países como a Holanda e Noruega;

2. O desenvolvimento do Identificador Único de Endereço (IUE) que irá promover o incremento de eficácia e eficiência da atividade logística;

3. A implementação de uma combinação de iniciativas complementares ao nível dos laboratórios-vivos que vão exponenciar os impactos da plataforma e do IUE, nomeadamente: um piloto de hub citadino de consolidação logística que irá promover soluções inteligentes que limitam o número de veículos de entregas necessários na cidade, centralizando as entregas de múltiplos operadores, antes de estas entrarem na zona urbana que serve; utilização de tecnologia RFID para rastreio dos volumes depositados (sacos de bio resíduos e de indiferenciados); contentores de redução/compactação de biomassa e sacos biodegradáveis a serem distribuídos aos domicílios selecionados para o efeito; frota eletrificada para os processos de distribuição última milha; cacifos e fechaduras inteligentes a instalar em edifícios residenciais.

Objetivos

O objetivo do projeto é desenvolver um sistema inovador de logística urbana inteligente que permita melhorar a eficácia e eficiência da atividade logística, nomeadamente nas atividades de distribuição postal, assistência técnica e manutenção de utilities utilities (contador de água, luz e gás) , bem como a gestão de resíduos urbanos.

O projeto assenta em 3 elementos nucleares integrados:

1. Uma solução digital que permite orquestrar e gerir todas os processos de logística urbana, incluindo rotas de serviço variadas (recolha resíduos, mercadorias) de uma forma otimizada. Esta solução será baseada, nomeadamente, no trabalho da equipa em projetos de smart city logistics em países como a Holanda e Noruega;

2. O desenvolvimento do Identificador Único de Endereço (IUE) que irá promover o incremento de eficácia e eficiência da atividade logística;

3. A implementação de uma combinação de iniciativas complementares ao nível dos laboratórios-vivos que vão exponenciar os impactos da plataforma e do IUE, nomeadamente: um piloto de hub citadino de consolidação logística que irá promover soluções inteligentes que limitam o número de veículos de entregas necessários na cidade, centralizando as entregas de múltiplos operadores, antes de estas entrarem na zona urbana que serve; utilização de tecnologia RFID para rastreio dos volumes depositados (sacos de bio resíduos e de indiferenciados); contentores de redução/compactação de biomassa e sacos biodegradáveis a serem distribuídos aos domicílios selecionados para o efeito; frota eletrificada para os processos de distribuição última milha; cacifos e fechaduras inteligentes a instalar em edifícios residenciais.

Descrição

A abordagem proposta permite, essencialmente, a constituição de modelos de inovação associadas às várias vertentes abordadas no Programa Ambiente do MFEEE 2014-2021 (Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu), nos Planos Estratégicos da Câmara Municipal de Sintra, nomeadamente o Plano Diretor Municipal e Estratégias de Reabilitação Urbana, ou mesmo de políticas públicas Nacionais (Cidades Sustentáveis 2020) e internacionais tais como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas, nos contextos da racionalização dos meios no metabolismo urbano e nos processos logísticos.
O projeto trabalha em proximidade com outros projetos em curso, especificamente com o SMAS que se encontra presentemente envolvido num projeto em articulação com mais três Municípios (Oeiras, Mafra e Cascais).
Os resultados alcançados neste segmento dos pilotos terão assim forte aderência e continuidade nos projetos e estratégias referidas.
O desenvolvimento do IUE, enquanto elemento central de base tecnológica e de sustentação a base de geodados, permite a replicabilidade e escalabilidade dos pilotos, mesmo em territórios com diferentes características. Com efeito, a prova de aplicabilidade e adaptação da tecnologia a diferentes territórios já é evidente nos dois pilotos propostos tendo em conta a diferença demográfica evidente, bem como de ocupação física, entre as Freguesias de Sintra e as Freguesias de Massamá e Monte-Abraão.

Descrição

A abordagem proposta permite, essencialmente, a constituição de modelos de inovação associadas às várias vertentes abordadas no Programa Ambiente do MFEEE 2014-2021 (Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu), nos Planos Estratégicos da Câmara Municipal de Sintra, nomeadamente o Plano Diretor Municipal e Estratégias de Reabilitação Urbana, ou mesmo de políticas públicas Nacionais (Cidades Sustentáveis 2020) e internacionais tais como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas, nos contextos da racionalização dos meios no metabolismo urbano e nos processos logísticos.
O projeto trabalha em proximidade com outros projetos em curso, especificamente com o SMAS que se encontra presentemente envolvido num projeto em articulação com mais três Municípios (Oeiras, Mafra e Cascais).
Os resultados alcançados neste segmento dos pilotos terão assim forte aderência e continuidade nos projetos e estratégias referidas.
O desenvolvimento do IUE, enquanto elemento central de base tecnológica e de sustentação a base de geodados, permite a replicabilidade e escalabilidade dos pilotos, mesmo em territórios com diferentes características. Com efeito, a prova de aplicabilidade e adaptação da tecnologia a diferentes territórios já é evidente nos dois pilotos propostos tendo em conta a diferença demográfica evidente, bem como de ocupação física, entre as Freguesias de Sintra e as Freguesias de Massamá e Monte-Abraão.

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