Identificador inteligente de integração e eficiência logística
É um projeto criado pela EEA Grants com o propósito de diminuir as quantidades emitidas de dióxido de carbono no concelho de Sintra utilizando a seu favor um sistema de logística inovador.
A estimativa de emissões através da abordagem bottom-up, deverá basear-se no nível Tier 2 do guia metodológico EMEP/EEA (EEA, 2019). Esta abordagem (Tier 2) considera, para a estimativa de emissões de cada poluente (i), para cada categoria de veículo (j) os seguintes parâmetros (equação 1).
A criação de uma solução digital que permitirá otimizar todos os processos de logística urbana.
O desenvolvimento de um código que identifique um endereço físico, promovendo o incremento de eficácia e eficiência da atividade logística.
A implementação de uma combinação de iniciativas complementares ao nível dos laboratórios-vivos.
A criação de uma solução digital que permitirá otimizar todos os processos de logística urbana.
O desenvolvimento de um código que identifique um endereço físico, promovendo o incremento de eficácia e eficiência da atividade logística.
A implementação de uma combinação de iniciativas complementares ao nível dos laboratórios-vivos.
CO2 e atividade logística
A estimativa de emissões será feita com base numa abordagem bottom-up (segundo a designação inglesa habitualmente utilizada), por se considerar que é a abordagem que permite obter estimativas mais fiáveis já que tem por base um conhecimento mais detalhado das fontes emissoras (frotas de veículos ligados à logística e à recolha de resíduos) e implica o ajuste dos cálculos à especificidade das fontes poluentes.
União de Freguesias de Sintra e a União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão são as primeiras freguesias a abraçarem o projeto que aplicará soluções utilizando a seu favor funcionalidades tecnológicas como pilar da sua construção, onde um IUE será gerado para cada imóvel da freguesia. Este IUE por sua vez poderá ter diversas funcionalidades, mas inicialmente as funcionalidades serão a leitura dos contadores domésticos, a utilização do IUE para um sistema de logística/entregas ambiental e o IUE será fundamental para a instalação, manutenção e contabilização dos bio resíduos separados pelos participantes do projeto.
Equação 1
Esta “abordagem integrada que contempla soluções de logística inteligente, baseadas na colaboração e partilha, de forma a otimizar o número de veículos e recursos necessários em diversas operações” (1) com Laboratório Vivos em Freguesias de Massamá e Monte Abraão (Município de Sintra) traduz-se em resultados concretos, designadamente:
-
1.
Redução anual de emissões de CO2 produzidas pelas atividades de gestão de resíduos e atividade logística urbana;
-
2.
Redução de kms viajados pelos veículos envolvidos em operações de logística urbana nos laboratórios vivos;
-
3.
Aumento da taxa de ocupação de veículos para as entregas de última milha;
-
4.
Implementação de medidas inovadoras de mitigação/ descarbonização.
Fator de Emissão (FEi,j,k) específico para o poluente (i), categoria de veículo (j) e tecnologia (k) [dado em g/km-vei];
Quilómetros percorridos (Qj,k,l) por veículo, da categoria (j) e tecnologia (k) [dado em km];
Número de veículos (Nj,k,l), de categoria (j) e tecnologia (k) [dado em vei].
Considerando a equação anterior será necessário reunir informação desagregada relativa a:
- número de veículos por categoria: ligeiros de passageiros, ligeiros de mercadorias, pesados de passageiros, pesados de mercadorias, motociclos e ciclomotores;
- combustível: gasóleo, gasolina, GPL, gás natural;
- tecnologia, representada pela Norma Euro: Pré-euro e de Euro 1 a Euro 6, obtida com base no ano/mês de fabrico do veículo;
- segmento: mini, small, medium, large, obtido em função da cilindrada;
- distância percorrida.
Os fatores de emissão a utilizar na estimativa serão os que constam no guia EMEP/EEA (EEA, 2019), por categoria de veículo.
A estimativa de emissões será feita com base numa abordagem bottom-up (segundo a designação inglesa habitualmente utilizada), por se considerar que é a abordagem que permite obter estimativas mais fiáveis já que tem por base um conhecimento mais detalhado das fontes emissoras (frotas de veículos ligados à logística e à recolha de resíduos) e implica o ajuste dos cálculos à especificidade das fontes poluentes.
Esta “abordagem integrada que contempla soluções de logística inteligente, baseadas na colaboração e partilha, de forma a otimizar o número de veículos e recursos necessários em diversas operações” (1) com Laboratório Vivos em Freguesias de Massamá e Monte Abraão (Município de Sintra) traduz-se em resultados concretos, designadamente:
-
1.
Ei - Emissão do poluente i (g);
-
2.
FCj,m - consumo de combustível dos veículos da categoria j utilizando o combustível m (kg);
-
3.
EFi,j,m – Fator de emissão de consumo de combustível específico para o poluente i, para o veículo da categoria j e do combustível m (g/kg).
Nota : as categorias de veículos a considerar são: veículos ligeiros (de passageiros e de mercadorias), pesados (de passageiros e de mercadorias) e o conjunto de motociclos e ciclomotores. Os combustíveis a considerar incluem gasolina, gasóleo, gás propano liquefeito (GPL) e gás natural.
Equação 2
Ainda no que respeita à estimativa de emissões, caso venha a ser considerado proceder-se à estimativa de outros poluentes, para determinar o poluente SO2, as emissões são obtidas através das variáveis indicadas na Equação 3, onde:
-
1.
Emissão SO2,m - Emissões de SO2 por tipo de combustível m (g);
-
2.
KS,m - teor de enxofre do combustível m (g/g de combustível);
-
3.
FCm - consumo total do combustível m (g).
Para veículos puramente elétricos (ou elétricos a bateria), as emissões de gases de escape serão zero, portanto, não contribuem diretamente para as emissões de poluentes atmosféricos. Todas as emissões de CO2 que eles produzem implicitamente serão devidas à produção de eletricidade, que faz parte da geração de energia.
De acordo com os fatores publicados no Despacho n.º 17313/2008, de 26 de junho para efeitos da contabilização da intensidade carbónica por emissão de gases com efeito de estufa, deverá considerar-se, no cálculo das emissões de CO2 associadas ao consumo de energia elétrica, que o fator de emissão associado ao consumo de eletricidade é igual a 0,47 kgCO2e/kWh.
Equação 3
Eficiência na gestão de resíduos
A caracterização deverá abranger unicamente os resíduos indiferenciados para determinação do conteúdo de biorresíduos, o que irá permitir caracterizar a situação de referência e a situação no final do projeto.
A metodologia a aplicar para a caracterização da produção de resíduos nas áreas dos laboratórios vivos será realizada tendo por base a metodologia de amostragem e caracterização preconizada na Portaria n.º 851/2009, de 7de agosto, que aprova as normas técnicas relativas à caracterização de resíduos urbanos.
Tendo em conta o número de alojamentos das áreas de implementação dos laboratórios vivos será necessário ajustar o tamanho da amostra uma vez que a legislação em vigor refere um número mínimo de 21 amostras de 350kg.
Do tratamento dos dados obtidos deve resultar a composição física média do fluxo caracterizados, expressa em termos dos valores médios obtidos para a percentagem em peso de cada categoria e subcategoria, na base do peso húmido.
Devem ainda ser determinados, a nível de cada categoria, os seguintes parâmetros estatísticos:
Mínimo;
Máximo;
Mediana;
Desvio padrão;
Coeficiente de variação;
Erro percentual, com 95 % de probabilidade;
Intervalo de confiança da média, com 95 % de probabilidade.
Indicadores de descarbonização
A I4efficiency afere o seu resgate de CO2 nos seguintes domínios:
- Estimativa de redução de emissões de CO2 (Logística Postal)
- Resgate total de CO2 conseguido por via da realização da distribuição postal em viaturas elétricas
- Estimativa de redução de emissões de CO2 (Utilities)
- Resgate de CO2 por IUE, conseguido por via da realização da assistência a utilities de forma eficiente e em viaturas elétricas
- Resgate total de CO2 conseguido por via da realização da assistência a utilities de forma eficiente e em viaturas elétricas
- Estimativa de redução de emissões de CO2 (Recolha de resíduos)
- Resgate de CO2 conseguido por via da realização de um menor nº de rotas de recolha de resíduos
- Resgate de CO2 por via da separação dos biorresíduos e indiferenciados
Valores das reduções das emissões de CO2 por domínio e ano:
2022
- Logística Postal: 0
- Serviços (Utilities): 0.13
- Recolha de Resíduos: 0
- Total: 0,13
2023
- Logística Postal: 55,18
- Serviços (Utilities): 0,35
- Recolha de Resíduos: 508,1
- Total: 563,63
janeiro de 2024
- Logística Postal: 6,99
- Serviços (Utilities): 0
- Recolha de Resíduos: 131,12
- Total: 138,11
Dados apurados por: Marlo | Extrapolação feita por: ZERO